Você provavelmente já ouviu que faltam profissionais qualificados no mercado de trabalho. Mas nem todo mundo consegue entender de qual qualificação as empresas e recrutadores estão falando, não é mesmo?

Em menos de dez anos, o número de estudantes matriculados no ensino superior passou de 3,8 milhões (2003) para mais de 7 milhões (2012), e o número de cursos superiores autorizados pelo MEC cresce a cada ano: somente em 2013 foram autorizados 671 novos cursos. Os dados são do Censo da Educação Superior, divulgado em 2013 e se a oferta de ensino superior está crescendo, é sinal de que a busca dos brasileiros por uma maior qualificação também está em alta. Se você está em dúvida se deve ou não entrar na faculdade e fazer parte dos brasileiros que ingressam no ensino superior, confira a seguir quatro motivos para fazer uma faculdade.

1 – Crescimento pessoal
A faculdade é importante porque vai muito além do empenho e estudo em uma área com a qual você se identifica. Ela também é responsável por fazer com que a sua visão de mundo seja ampliada e isso acontece por conta de alguns desafios que qualquer graduação impõe.

O primeiro deles é a saída da zona de conforto na qual você se encontrava. Você aprende coisas novas, tem convivências com pessoas novas e é apresentado a realidades que talvez não tivesse acesso antes de ingressar em um curso superior.

O profissional que faz faculdade também está constantemente aprendendo coisas novas e encontrando maneiras diferentes de solucionar problemas.

Além disso, você também pode conhecer pessoas totalmente diferentes das que está acostumada e ter assim uma troca interessante de experiências. Muita gente não acha que a faculdade é importante também para a construção da vida pessoal, mas descobre isso ao ingressar em uma turma plural.

2 – Construir uma carreira sólida
A graduação é o primeiro passo para quem quer ser um profissional de sucesso e alcançar objetivos cada vez maiores. Ela permite que você tenha um ampla visão da sua área de atuação e que conheça setores que antes você não conhecia.

Isso faz com que a construção do seu currículo seja mais específica. Depois, você pode ingressar em cursos de especialização, pós e até mesmo mestrado. Por esse motivo, a faculdade é importante também por ampliar ainda mais a sua gama de conhecimentos e se tornar um profissional mais qualificado.

3 – Estabilidade financeira
Um profissional com graduação tem chances muito maiores de se consolidar em sua profissão. O curso superior permite que você se especialize ainda mais e que possa subir de cargo com mais facilidade, assim como ter um aumento e conquistar a tão sonhada estabilidade financeira. E esse é um dos pontos mais pesquisados na hora de entender porque a faculdade é importante para a sua vida e sua carreira.

4 – Conquistar um bom emprego
Lembra quando falamos de mão de obra qualificada? Pois é aqui que aquela frase dos recrutadores se encaixa da melhor maneira. Profissões mais estáveis e que permitem que você tenha mais benefícios e salários mais alto são, em sua maioria, aquelas que exigem um curso superior.

Onde em dia há várias maneiras de ingressar em uma faculdade, que caiba no seu bolso e com o seu tempo livre, como o método de EAD, a Intec Network é um polo da Universidade Cruzeiro do Sul, que é nota MÁXIMA NO MEC, caso tenha alguma dúvida ao ingressar, qual curso ou até mesmo sobre a universidade, nós ligue ou envie um email que tiramos suas dúvidas.

Leave a Comment