A população está envelhecendo! Esta é uma estimativa mundial, e no Brasil não poderia ser diferente. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, em 2050 a população brasileira de idosos será de 63 milhões de pessoas, ou seja, 172 idosos para cada 100 jovens.
Com o aumento da estimativa de vida, a tendência é de que as pessoas acabem demandando por cuidados específicos, como alterações nos planos de saúde, moradias adaptadas e acompanhantes ou cuidadores de idosos qualificados, capazes de atender às demandas do mercado.
O que faz um cuidador de idosos?
Este é o profissional capacitado para zelar pelo bem estar físico e psicológico de pessoas com idade mais avançada, atendendo a todas as necessidades que estas venham a apresentar, como: higiene, alimentação, remédios, entre outros.
O cuidador deve estar apto a realizar diversas tarefas como dar banho, trocar as fraldas, trocar a roupa, ajudar na hora de tomar os remédios, acompanhar nas atividades diárias, ser companheiro e atender a todas as orientações das famílias contratantes.